quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A roupa ideal para a prática da atividade física



Com a chegada da estação mais quente do ano, surgem preocupações com a alimentação, hidratação e cuidados com o corpo. Para quem é adepto da prática de atividade física aparece outra preocupação. Qual material de roupa é mais adequado para a hora do exercício físico?

Atualmente o setor têxtil conta com alta tecnologia na hora de confeccionar seus tecidos, colocando no mercado roupas que potencializam o desempenho do praticante. Mas antes de comentar os tecidos, vou falar sobre uma prática que ainda acontece, mas não é nada favorável ao organismo que é a utilização de agasalhos ou plásticos para suar mais. Essas duas situações têm o objetivo de aumentar a sudorese, e com isso causam a impressão de estar emagrecendo (se você se pesar ao final do treino vai constatar que seu peso diminui um pouco mais se treinar assim, de fato). É claro que não é tão fácil! Quando você treina assim, sua mais e com isso perde mais…Água!

Isso mesmo, água, pois a perda de gordura está ligada ao gasto calórico que você tem para realizar o treino e não a quanto você sua.

Se fosse assim, todo mundo sairia magrinho fazendo sauna diariamente. Essa perda extra de água o corpo tenta desesperadamente repor, e é saudável que reponha, já que nosso corpo precisa de água para funcionar perfeitamente. Pense nas pessoas que fazem greve de fome, elas passam 20 dias sem comer, mas não agüentariam cinco sem beber água.

A oferta de roupas para a prática de atividade física é tanta que, às vezes, fica difícil escolher a melhor opção. O fundamental é que as peças sejam leves e proporcionem mobilidade, mas outras características devem ser levadas em conta dependendo do tipo de exercício. A evaporação do suor é um mecanismo imprescindível para a regulação da temperatura corporal, a qual é controlada por um constante equilíbrio entre a intensidade da perda do calor e a intensidade da produção de calor. Além da evaporação da água pela pele (suor) e pelos pulmões, o calor é perdido por outros dois meios: a radiação e a condução para o ar e para os objetos sólidos. Quando uma pessoa está despida e sentada num banco em um quarto com temperatura constante de 21°C, cerca de 60% do calor perdido por esse indivíduo é através da radiação, 15% por condução para o ar, 3% por condução para o chão e banco e por fim, cerca de 22% do calor produzido no corpo são removidos pela evaporação. A evaporação de um grama de água remove aproximadamente ½ caloria do corpo. Sob condições extremas, cerca de 1,5 litro de suor pode ser secretado a cada hora, o qual se for totalmente evaporado, removerá cerca de 800 calorias de calor. Ou seja, aquelas pessoas que estão se exercitando agasalhadas, formando uma barreira para a evaporação do suor, além de por em risco o funcionamento de seu organismo, estão perdendo menos calorias do que se estivessem fazendo a mesma atividade sem a barreira, ou melhor sem o agasalho.

Então qual seria a roupa ideal para a prática de atividade física?

Um atleta competitivo, sempre busca uma melhor performance, é por isso que existem nadadores que usam roupas que imitam a pele de um tubarão, por exemplo, pois em uma olimpíada milésimos podem significar uma medalha de ouro ou a quebra de recordes mundiais. Em esportes como o Hóquei, por exemplo, a função da roupa é proteger contra impactos. Já que o objetivo da maioria de nós, apenas é atividade recreativa e/ou estética, temos que nos atentar a alguns detalhes. Bom, para as mulheres em específico tem um detalhe importante, que é dar sustentação aos seios, sendo muitas vezes necessário usar um top. Nos climas tropicais como o nosso, que faz bastante sol e calor, a roupa tem que ser planejada para dois fins: (1) para a proteção dos raios solares e (2) para permitir a máxima evaporação do suor. Materiais como o linho e algodão permitem muito mais a evaporação do que tecidos plásticos e a lã. Sem dúvida nenhuma, roupas leves, que permitam uma melhor execução dos movimentos, com tecidos frescos que permitem uma boa evaporação do suor e proteção contra raios solares, são as roupas ideais para praticar atividades físicas. Fazer agachamento ou leg press, por exemplo, com calça de agasalho é muito desconfortável. Dê preferência aos tecidos próprios para a pratica de esportes (tac tel ou dry fit), pois treinar de camisa pólo ou malha aumenta a sudorese e a perda de água é o maior responsável pela diminuição da performance.

Qual o tecido ideal para a roupa de treino?

Confira os principais tecidos disponíveis atualmente e escolha a roupa certa para a malhação:

- Dry Fit: Tecido agradável ao tato, muito utilizado na prática de esportes náuticos e com exposição ao sol, porque absorve o suor, evitando o contato com a pele.

- Eclet: Tecido indicado para todos os tipos de modalidades esportivas, com visual natural. Proporciona conforto térmico (transferência rápida de calor e umidade entre o corpo, o tecido e o meio ambiente). Além de possuir secagem mais rápida que os demais tecidos de outras composições.

- Acquos: Tecido ideal para uso em piscina, devido a sua alta resistência a produtos químicos. Podendo ser usado em qualquer tipo de água, inclusive aquelas com maior concentração de cloro (piscinas destinadas à fisioterapia).  Não desliza durante o uso, além de proporcionar conforto.

- Tafetá Cristal: Tecido de visual fashion, com brilho sutil e efeito levemente amassado. Possui transferência rápida de calor e umidade, sendo muito utilizado para confecção de agasalhos.

- Leggeríssimo-Pro: Tecido que tem como principais atributos: conforto térmico, leveza, maciez e micro ondulações que minimizam a colagem do tecido no corpo após a transpiração.  Indicado para todos os tipos de modalidades esportivas e fitness, atualmente muito utilizado em corridas e ginástica de alto impacto.

- Take (bambu em japonês): Tecido que vem criar uma nova tendência mundial de consumo ecologicamente sustentável, tem em sua composição fibra de bambu (100% pura) e lycra. Proporciona conforto térmico, sensação de frescor, excelente absorção de umidade e ventilação, tudo isso através de sua textura fina. Tecido indicado para utilização no verão, por ser confortável e não ter aquela sensação desagradável de ficar colado ao corpo.

- Bio-Light: Tecido com ação bacteriostática inserida no fio, que inibe a proliferação de bactérias causadoras de odores. Proporciona maior evaporação do suor, excepcional conforto e toque macio. Indicado para todas as modalidades de fitness.

Agora que você conhece mais sobre a diferença entre os tecidos, escolha o mais adequado a sua atividade esportiva e tenha um ótimo treino.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Ir para Topo